![]() |
Homenagem a todos que fazem parte, e aos que fizeram parte da 5ª IPR de Goiânia - Pr. Carlos Gondim |
Existem muitos métodos de evangelismo, e acredito que todos são importantes, mas nem todas as pessoas são capazes de realiza-los; tenho visto muitas dicas, ensinamentos e exposições de versículos bíblicos com o intuito de motivar as pessoas a evangelizarem. E lendo um desses artigos, me surgiram várias perguntas que possivelmente surgirão nas pessoas que os leem.
As perguntas são:
Como Evangelizar? Por onde devo começar? Quem eu vou evangelizar? Como devo abordar as pessoas? Qual é a forma mais simples?
Pensando nisso quero escrever algo que todos possam colocar em prática sem nenhuma dificuldade e em qualquer lugar que estiverem.
Iremos aprender com o "Mestre dos mestres", algo que já foi experimentado e aprovado em 99%; mas que, desde a conversão do Imperador Constantino esteve esquecido pelos cristãos; é o evangelismo pessoal; com o cristianismo se tornando a religião oficial do Império Romano sugiram assim as "conversões em massa" obrigatórias ou não, e esse quadro perdurou até os dias de hoje e nem mesmo os reformadores mudaram isso, e digo que nem eles resgataram o que era de suma importância na igreja primitiva que é o evangelismo pessoal ou corpo a corpo.
Todavia os ensinamentos de Jesus para o evangelismo pessoal estão aqui e são estes:
1º_ Estar em comunhão com o Pai, e fazer a sua vontade.
Quantas vezes o Senhor Jesus se retirou para os montes e lugares desertos para orar e estar em comunhão com o Pai? Foram muitas vezes. Ele estava sempre na dependência de Deus, nunca se precipitava. E outra coisa muito importante Ele sabia que não estava sozinho nessa missão.
"Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário o Pai que vive em mim está realizando a sua obra". Jo. 14:10
Assim como Jesus devemos entender que em primeiro lugar; a obra é de Deus e se estivermos em comunhão com Ele, teremos a plena certeza que dará certo, porque foi ele quem nos enviou e prometeu que estaria conosco, a comunhão com o Pai nos fortalece, e nos dá a fé necessária para conquistar.
2º_ Tirar tempo para orar e Jejuar.
Jesus viveu uma vida de consagração a Deus, é impressionante; mesmo na ora de escolher os apóstolos em primeiro lugar Ele passou a noite em oração:
"Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos". Lc. 6:12-13.
É isso ai, escolha o alvo (a pessoa que você quer evangelizar), e lembre-se a oração e jejum no evangelismo tem duas características básicas, que é soltar as amarras de satanás, e preparar o coração das pessoa para receber as boas novas da salvação.
3º_ Identificou com os discípulos e fez a diferença.
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Fl. 2:5-7.
Tornou-se semelhante e não igual, tornou semelhante mas depois fez a diferença, nós como cristãos por muito tempo temos criado abismos entre as pessoas não convertidas, imagine só, se eu estivesse escrevendo algo muito formal com palavras de difícil entendimento certamente você já teria desistido do texto e partido para outra página mais fácil de entender, não é verdade? Mas por me identificar com aquilo que você está interessado, por minha escrita ser de fácil entendimento e interpretação creio que iremos até o fim, juntos.
Isso é identificar-se um com o outro, é se fazer entender, é deixar que as pessoas nos conheçam melhor.
Veja o que Paulo disse:
"Porque embora seja livre de todos, fiz me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas"...
"Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns". 1Co. 9: 19-23.
Quer conquistar alguém então seja amigo dessa pessoa, vá com ela ao futebol, ao shopping, ao cinema, pescaria, etc. Identifique-se com ela. Funciona assim! Você convida ela para ir, ou fazer algo que ela goste; sempre que puder estejam juntos e em pouco tempo elá estará te convidando para estar com ela, (não perca o foco).
Sempre faça a diferença, seja diferente do mundo nas atitudes, faça sempre a coisa certa, ame as outras pessoas, ore com os necessitados, lembre-se sempre que você estará sendo observado (a); os discípulos do Senhor Jesus observavam bem de perto cada atitude dEle. Acredite! Se essa pessoa entender que as suas atitudes são coerentes e boas, ela vai querer te imitar.
4º_ É nesse período que devemos deixar bem claro o plano de Salvação.
Nesse ponto a pessoa já se tornou seu amigo (a); não tenha pressa, Jesus ficou três anos com os discípulos, vale a pena, a partir de agora e hora de explicar a fundo o plano da salvação, demostre que se preocupa com ela, e se possível depois de ensinar a respeito do Reino, da Vinda de Jesus, da Morte para purificação dos nossos pecados e da ressurreição, e nossa inclusão na vida eterna; se possível faça o apelo para ficar bem claro, que a partir desse momento ela já faz parte do Reino de Deus e todos os pecados foram perdoados, e ficaram para traz.
Esse é o momento crucial, em que ela aceitará de bom coração a Palavra, ou não; são muitos os que se convertem nesse momento.
Veja o "apelo" de Cristo depois que ele disse que a salvação era possível somente através dEle.
(Jo. 6 leia todo o capítulo).
"E prosseguiu. 'É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai'. Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. (Apelo) Jesus perguntou aos doze. 'Vocês também não querem ir?' Simão Pedro lhe respondeu: 'Senhor, para onde iremos? Tu tens as palavras de vida eterna'."
O próprio Deus se revelou aos discípulos Ele também se revelará às pessoas que estamos evangelizando.
5º_ Momento de Edificação.
Se a resposta dessa pessoa for sim, então já alcançamos nosso objetivo, e devemos passar para outra faze do evangelismo pessoal ou corpo a corpo, que é a edificação todo cristão precisa de fundamentos bíblicos.
Jesus pregava, e os discípulos observavam e ouviam, Ele ensinava as pessoas e os discípulos estavam sempre por perto, mas depois se reuniam a parte para explica-los o que Ele estava falando, foram muitos ensinos através de parábolas, sermões, discussões, e em todas as circunstâncias os discípulos aprendiam algo.
Não perca tempo, passe ao novo convertido o máximo de conhecimento de Jesus e da salvação.
Não pense que você não é capaz, pois com certeza qualquer cristão saberá um pouco mais de Cristo do que um novo convertido. Você consegue! Aproveite para lerem a Bíblia juntos.
Observe as Escrituras:
"Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente a cerca do Reino de Deus. Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensina diariamente na escola de Tirano. Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a Palavra do Senhor. At. 19:8-9.
Considerações finais
Após estes passos a pessoa estará pronta para fazer o mesmo.
O Reino de Deus é multiplicativo e se plantarmos uma boa semente em uma boa "terra"; e se investirmos um tempo bom no cuidado dessa "terra"; teremos muitos frutos. Essa é a forma que o Senhor Jesus fez; foi a forma que Paulo fez; essa foi a forma que fui evangelizado; essa é a forma que faço. Pode ter certeza qualquer pessoa pode fazer esse evangelismo pessoal, precisa de um pouco mais de dedicação e tempo é claro, mas os resultados são extremamente gratificante, e essa é a nossa porção ver as pessoas sendo livres e transformadas pelo Senhor Jesus; e em seguida fazendo o que você ensinou, e também conquistando vidas para Cristo da mesma forma.
Quero deixar bem claro aqui, não estou desvalorizando os outros métodos adotados pela igreja. Mas esse é o que mais me identifico.
Sou fruto do evangelismo pessoal ou corpo a corpo, e sei do que estou lhe escrevendo o "método" é provado e aprovado por Cristo, pode usa-lo passo a passo e comprovará por si mesmo (a).
Comentários
Postar um comentário