Pular para o conteúdo principal

Vencendo as Dificuldades e Cumprindo o Chamado


É a Palavra de Deus que dissipa todas as dificuldades.
Vencer as dificuldades e cumprir o chamado é o nosso desafio. Os cristãos tem de fato uma grande disposição de obedecer ao Senhor Jesus, e estão ansiosos para implantar o Reino de Deus, mas a pergunta é como vão fazer se não tem a convicção do seu chamado; alguns até começam, mas encontrando as primeiras dificuldades logo desistem.
Outros nem começam por não terem a certeza se foram chamados ou não;  e assim,      sem fundamento bíblico não compreendem a grande obra que o Senhos nos delegou a fazer, que é a implantação do Reino de Deus.
Na publicação passada falamos sobre As Dificuldades na Evangelização, Desistir ou Cumprir o Chamado, e nesta mostrarei como vencer as dificuldades.

1º_ Devemos entender que fomos chamados.

Os cristão por não compreender este chamado não assumem a postura devida no Reino de Deus, que é ser um proclamador do evangelho.
Entendam que a Palavra "pregada", tem todo o poder para  transformar o mais terrível dos pecadores. Precisamos urgente de cristãos que levem essa Palavra, por que ela é a esperança para o mundo. 

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus." Rm. 10:17

Vejam a respeito da Grande Comissão.

"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós" Jo. 20:21

Preste atenção ao advérbio "assim" ou no grego "kathos", significa "da mesma maneira, na mesma proporção ou no mesmo grau", Deus enviou o seu filho ao mundo e da mesma forma, Jesus envia a sua Igreja. 
A missão de Cristo, e a missão dos Cristãos é a mesma missão.
Em suma:  Assim como Deus enviou o Senhor Jesus, Ele também nos envia.

2_ Pensar que não há necessidade de evangelizar.

É necessário!
É através do evangelismo que o Espírito de Deus transforma as pessoas que nos ouvem.
Veja o que diz as Escrituras:

"Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação". 1Co. 1:21

Alem das pessoas serem salvas através da pregação, a vinda de Cristo em primeira instância está condicionada ao evangelismo de todos.

"E é necessário que antes (do fim) o evangelho seja pregado a todas as nações". Mc. 13:10

E existe uma necessidade maior ainda que é obedecer o mandamento do Senhor.

"E disse-lhes Jesus; Ide por todo o mundo, pregue o evangelho a todas as pessoas. 
Mc. 16:15
Muitos já ouviram mas nem todos o conhecem.

3º_ Medo da Rejeição.

Saiba que devemos encarar a rejeição como algo normal nas nossas vidas, não podemos agradar a todos. 
Quando tratamos com pessoas não tem como fugir disso; então o melhor é enfrentar de cabeça erguida, pois sabemos o valor do que estamos pregando.
Rejeitaram a Deus; rejeitaram os profetas; rejeitaram o Senhor Jesus; rejeitaram os apóstolos, e pode ter certeza muitos iram nos rejeitar também, mas isso não é motivo para desanimar.
Sabemos que quando rejeitam a nossa pregação não estão nos rejeitando, mas a Deus, como diz as Escrituras:

"Depois disse aos discípulos: Quem vos ouve é a mim que ouvem. E quem vos rejeitar é a mim que rejeita. E quem me rejeita, rejeita Deus que me enviou". Lc. 10:16

Devemos fazer como o apóstolo Pedro; mais importa obedecer a Deus do que aos homens, e portanto mais importa obedecer a Deus do que os sentimentos de rejeição.  

4º_ Não estar preparado é uma grande dificuldade, mas tem solução.
.
Quero de imediato nos colocar no nosso devido lugar e dizer que ninguém está preparado; e é somente por Ele e através dEle que evangelizamos.
Se olharmos para a nossa estrutura espiritual, ou para o nosso intelecto, ou se olharmos para as nossas limitações; de forma alguma vamos ter coragem de dizer que estamos preparados; a alegria é saber que; foi o Senho Jesus quem nos chamou, Ele mesmo é quem nos equipa e nos capacita, é Ele que nos coloca em lugares altos, é Ele quem nos comissiona, e Ele que nos dá autoridade, é Ele, e somente Ele.
Não estamos preparados por nós mesmo, de forma alguma, mas é o Senhor quem nos dá poder e autoridade para irmos no nome dEle.

"Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano". Lc. 10:19

"Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mt. 10:16

Não olhe para você porque nunca nos acharemos preparados, mas olhe sim para o autor e consumador da nossa fé; é Ele que nos capacita e nos envia.

5º_ A vergonha.

Esta dificuldade no evangelismo, tem nos roubado a coragem de sermos luz em meio as trevas.
O Senhor disse que não devemos nos envergonhar do evangelho, e não temos motivos para isso, estamos servindo a Deus e fazendo um grande favor ao mundo e à sociedade de modo geral, imagine a quantidade de pessoas que são resgatadas dos vícios; do crime; da marginalização e são restauradas pela pregação, e a partir disso passam a prestar um favor a humanidade; testemunhado o que o Senhor Jesus fez, e assim alcançando outros.
Porque teríamos vergonha de algo tão bom. 

Palavra de Deus nos ensina da seguinte maneira:

"Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os anjos" Mc. 8:38

Devemos dizer como Paulo:

"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo que crê; primeiro do judeu, depois do grego". Rm. 1:16

6_ O comodismo, conformismo e a procrastinação.

O comodismo. 

Para vence-lo precisamos ser dinâmicos, e não estarmos satisfeitos em participar da igreja; e sim sermos a Igreja.

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra". At. 1:8

Jesus disse: " Ide pregai o evangelho a todas as pessoas".

"Ide" quer dizer "vão", e não "fiquem", a solução é "sair ou ir"; é não ficar parado esperando as coisas acontecerem ou melhor as pessoas se converterem.
Devemos sempre enfrentar o comodismo, se queremos alcançar as pessoas; e para isso, a proposta é termos uma "atitude de fé" e irmos até onde as pessoas estão e evangeliza-las.

O conformismo.

Conformar quer dizer submeter-se a situação; é estar de acordo com o que acontece.
E é aqui que está a solução para essa dificuldade, é estarmo inconformados com as pessoas morrendo sem Cristo, é estarmos inconformado com a liderança que não ensinam a evangelizar; é estarmos inconformados com a nossa família se perdendo no mundo; é estarmos inconformado em ver tantas pessoas indo para o inferno sem Cristo.
Esse inconformismo tem que nos mover a fazer algo, para muda a situação.
Veja o exemplo de Paulo;
"Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo. Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outros". Rm. 15:19-20
Não estarmos conformados e um pouco de atitude, teremos o antídoto perfeito para enfrentar o conformismo.

A Procrastinação.

A procrastinação ou como definimos em uma outra postagem, "empurrar com a barriga" tornou-se uma "pandemia".
Todos deixam algo que deveriam fazer hoje para amanhã.
Mas isso não quer dizer que devemos ser sempre assim, podemos mudar, e a melhor forma de fazer isso, é saber a importância da tarefa que temos que realizar e sabermos que temos um tempo limitado para desenvolver essa tarefa.
Existe milhares de pessoas que não conhecem o Senhor Jesus, a Bíblia nos ensina que haverá um dia que todos estaremos na presença de Deus; imagines quantas pessoas que conhecemos, quantos parentes; familiares; e amigos que serão julgados e condenados a perdição.
Porque está escrito:
Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou um lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida.  Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinham feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aquele cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. Ap. 20:11-15
Saber destas coisas, e acreditarmos que irão acontecer, deveria nos afastar de toda procrastinação e de um salto dizer como disse Isaías:  Envia-me!" Is. 6:8
A solução para esse problema é não perdermos tempo; fale do amor de Cristo e da sua obra salvífica, fale dos feitos dEle a nosso favor.
O tempo é hoje, o dia é agora!

Deus os abençoe nessa missão.

Se você não leu a postagem que fala das dificuldades é só clicar aqui:
As Dificuldades na Evangelização, Desistir ou Cumprir o Chamado.

Deixe um comentário, ou conte uma experiência que teve ao evangelizar alguém!

www.conselhosonline.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dificuldades na Evangelização Desistir ou Cumprir o Chamado?

Jovem 28 anos viciado em drogas longe da filha, evangelizado  e precisa de um centro de recuperação. Dificuldades na evangelização, desistir ou cumprir o chamado , esse é o nosso desafio na implantação do Reino de Deus. Este é o momento de fazer do evangelismo pessoal não somente algo esporádico e sim um hábito. Mas quando propomos em fazer a obra de Deus, surgem várias dificuldades e muitos pseudos obstáculos. Aqui estão expostos alguns desafios que tenho enfrentado e outros que enfrentarei, e qualquer que deseje cumprir esse chamado também os enfrentará em um momento ou em outro dessa caminhada. Digo a vocês assim como Paulo falou aos Coríntios: "Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale.  Sejam sempre dedicados a obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor  o trabalho de vocês não será inútil". A ideia aqui não é esgotar o assunto, mas demonstrar que tais dificuldades existem; pretendo também não trazer a tona as sol...

Evangelismo Pessoal ou Corpo a Corpo.

Homenagem a todos que fazem  parte, e aos que  fizeram parte da 5ª IPR  de Goiânia - Pr.  Carlos Gondim  Existem muitos métodos de evangelismo , e acredito que todos são importantes, mas nem todas as pessoas são capazes de realiza-los; tenho visto muitas dicas, ensinamentos e exposições de versículos bíblicos com o intuito de motivar as pessoas a evangelizarem. E lendo um desses artigos, me surgiram várias perguntas que possivelmente surgirão nas pessoas que os  leem.  As perguntas são: Como Evangelizar? Por onde devo começar? Quem eu vou evangelizar? Como devo abordar as pessoas? Qual é a forma mais simples?  Pensando nisso quero escrever algo que todos possam colocar em prática sem nenhuma dificuldade e em qualquer lugar que estiverem.  Iremos aprender com o "Mestre dos mestres", algo que já foi experimentado e aprovado em 99%; mas que, desde a conversão do Imperador Constantino esteve esquecido pelos cristãos; é o evangelism...